Um prato de cada vez - desperdício zero na hora de lavar a loiça

Ter uma rotina em que não produzimos lixo, ou em que produzimos uma quantidade mínima, não é fácil.
Mas, existem sempre opções mais ecológicas a que podemos recorrer na hora de fazer a limpeza das nossas casas. Hoje, venho falar-vos sobre a minha nova rotina na lavagem da loiça.

Como o meu principal objectivo é diminuir o uso de plástico, comecei a procurar alternativas ao típico detergente manual de loiça e às esponjas tradicionais e cheias de desvantagens. 

O detergente de loiça, das marcas convencionais, está carregado de químicos que podem causar, desde irritações cutâneas até à poluição dos mares e dos canais de água. Estes produtos contêm, na sua maioria, Sodium Laureth Sulfate que é um químico que faz com que estes detergentes produzam espuma. Estes tipos de componentes são potencialmente tóxicos para os organismos aquáticos. Para além de colocarmos a nossa saúde em risco cada vez que lavamos a loiça, estes detergentes são acondicionados em embalagens plásticas, ou seja, não são minimamente ecológicos. 

As esponjas tradicionais por sua vez, são feitas de plástico (sim, o material usado na sua composição é plástico) e, novamente, são comercializadas em embalagens plásticas, que vão direitinhas para o caixote do lixo, assim que usamos as esponjas. Estas quando já passaram o seu "prazo de vida" não podem ser recicladas e vão novamente para o lixo indiferenciado. 

Como será então possível evitar estas desvantagens numa tarefa tão corriqueira e quotidiana como lavar a loiça? 

As soluções encontradas não são ainda consensuais e infelizmente ao viver numa ilha, temos algumas desvantagens, visto não termos acesso a muitos produtos mais ecológicos. 

Por agora, as minhas alternativas para uma lavagem da loiça mais ecológica são as seguintes:

- Esponja - Bea Johnson, a guru do desperdício zero, usa a luffa (esponja vegetal, completamente natural e que por isso, pode ser colocada na compostagem quando atinge o seu fim de vida) Comprei esta esponja e fiquei surpreendida pela positiva, pois funciona muito bem, não deixa a loiça riscada e pode até ser produzida por nós! 
Tenho comprado as minhas directamente ao fornecedor Luffa, Pérola Marinha - Esponja Vegetal. A esponja desta empresa é produzida na Ilha da Madeira, e infelizmente vem acondicionada em uma embalagem de plástico. Esperemos que isso mude no futuro. Também já encomendei a luffa a partir da Internet, no site da Miristica, mas existem várias lojas online que já as vendem. 

- Detergente manual de loiça - compro sabões em barra que libertam a espuma tão característica dos detergentes convencionais. Infelizmente ainda não encontrei nenhum espaço na nossa Ilha que comercialize este tipo de sabão, por isso encomendo também no site da Miristica. Esta empresa utiliza ingredientes biológicos, não usa químicos, não testa em animais nem usa produtos animais e sendo assim é 100% vegan. Para além disso, o sabão não tem nenhuma embalagem (tem uma pequena etiqueta de papel que pode ser reciclada e um cordão de sisal, que também pode ser colocado na composto).  

Os resultados que tenho obtido são praticamente os mesmos de quando usava os produtos convencionais. Devo referir, que a loiça com mais gordura deve ser esfregada mais do que uma vez, mas muitas vezes com os outros produtos também temos que repetir esta operação. 


Lavar a loiça nunca foi tão fácil!, Liliana Sousa, Fevereiro 2018

A desvantagem de encomendar produtos na Internet é que temos que pagar os portes de envio e não abolimos por completo o lixo, pois precisamos sempre de embalagens para o envio. 
Para além disso, estes produtos são consideravelmente mais caros que os produtos convencionais, o que faz com que seja ainda mais complicado trocar os produtos a que estamos habituados por estes.  

De qualquer maneira, existem esforços que precisamos fazer para que a nossa pegada ecológica diminua. 
Eu já comecei, com pequenas mudanças e ajustes. E tu? Já lavaste a loiça hoje?  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Onde comprar a granel na ilha da Madeira

Estimei esta loja

Produzir menos lixo - produtos ecológicos e a granel na Ilha da Madeira