Não compre. Faça! - Bebida Vegetal

Existem imensos ingredientes ou produtos que podemos fazer em casa, recorrendo a receitas simples e básicas. 

A cozinha é o espaço privilegiado, onde podemos experimentar imensos preparos que podemos depois usar no nosso quotidiano. 

Sim, estes preparos requerem tempo, organização e paciência. Mas, as vantagens de produzirmos os nossos próprios ingredientes e alimentos são muito superiores às desvantagens: podemos utilizar ingredientes cultivados por nós, por amigos ou pela família, evitando muitas vezes o desperdício alimentar; podemos comprar os ingredientes a granel, evitando também o desperdício alimentar e a produção de lixo; sabemos exactamente a quantidade de sal, açúcar, etc. que adicionamos aos nossos preparos, podendo reduzir assim o uso de ingredientes que são pouco saudáveis; evitamos os conservantes e corantes que proliferam nos produtos de supermercado; poupamos recursos financeiros; reutilizamos embalagens, evitando assim a produção de lixo; e sabemos, o que estamos a comer! 

Como podemos verificar, as vantagens são muito superiores às desvantagens. E são muitas e variadas as receitas que podemos fazer facilmente em nossa casa: molhos caseiros, bebidas, bolachas, marmeladas, entre outros. 

Felizmente, a internet é uma plataforma de partilha onde podemos encontrar receitas muito interessantes e simples. No caso deste preparo, mais uma vez sugiro uma visita ao site Made By Choices. Aqui podem encontrar imensas receitas feitas só com ingredientes vegetais e muito saudáveis. 

Cá em casa deixámos de consumir leite há muito tempo. Só o usamos em receitas muito particulares, e isso raramente acontece. Mas continuamos a consumir cereais (que compramos a granel). E eu gosto imenso de tomar café misturado com alguma bebida vegetal. Assim sendo, e de forma a diminuir o uso de embalagens e o consumo de açúcar (a maioria das bebidas vegetais disponíveis no mercado está carregada de açúcar), comecei a preparar este tipo de bebidas em casa. 

Normalmente faço duas receitas (amêndoa e coco), mas como referi anteriormente, a internet está pejada de sites com imensa inspiração. Segue então a receita que faço:  


Bebida Vegetal de Amêndoa 
(receita adaptada do site Made By Choices)

Ingredientes (para um litro de bebida): 
- 100 gramas de amêndoa (compro a amêndoa sem pele e a granel);
- 6 tâmaras (compro a granel). 

Demolhar os ingredientes, Liliana Sousa, Setembro 2018

Deixar a máquina trabalhar, Liliana Sousa, Setembro 2018


Modo de preparo:
- Demolhar as amêndoas e as tâmaras por 12 horas (normalmente deixo a demolhar durante toda a noite e faço a preparação na manhã seguinte);
- Descartar a água - a água em que os ingredientes ficaram a demolhar é tóxica e não deve ser usada para outra preparação - e lavar os ingredientes; 
- Tirar o caroço às tâmaras;
- Colocar um litro de água (filtrada, de preferência) no liquidificador e os restantes ingredientes. Bater durante cinco minutos;
- Coar o preparado (normalmente faço-o duas vezes com um coador de pano);
- Guardar no frigorífico num recipiente de vidro; 
- Guardar a mistura que sobrou no congelador, para depois preparar outras receitas (depois de desidratada pode ser usada para a confecção de panquecas, bolos, bolachas, etc.).

Coar, coar e coar, Liliana Sousa, Setembro 2018

Voilá! Bebida de amêndoa, Liliana Sousa, Setembro 2018 

Existem muitas receitas na internet, mas o procedimento para se fazer uma bebida vegetal com frutos secos é sempre semelhante. Basicamente, pode-se substituir as amêndoas por cajus, avelãs, etc.

Na cozinha podemos inovar e encontrar muitas soluções para os ingredientes que sempre temos em casa. 
Sem desperdício e com muito sabor! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Onde comprar a granel na ilha da Madeira

Estimei esta loja

Produzir menos lixo - produtos ecológicos e a granel na Ilha da Madeira